Vinagre de Maçã Faz Mal Para Gastrite?

Kinax

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã costuma ser utilizado para dar um tempero a mais nos pratos. No entanto, ele também já foi associado a benefícios em relação aos brilhos dos cabelos e ao auxílio do tratamento do refluxo ácido.

  • Veja também: Como fazer vinagre de maçã caseiro?

Mas será que todo mundo pode consumir o ingrediente tranquilamente ou o vinagre de maçã faz mal para gastrite, por exemplo?

O vinagre de maçã faz mal para gastrite? 

A diminuição da acidez do estômago costuma ser parte do tratamento da gastrite, já que isso permite que o revestimento do órgão, que se encontra inflamado por conta da doença, seja curado.

A inflamação estomacal que caracteriza a gastrite surge justamente quando a acidez aumenta a ponto de começar a agredir o órgão.

Assim, é provável que o médico indique ao seu paciente que deixe de lado o consumo de alimentos ácidos em sua dieta, indicou o Livestrong, que também explicou que o componente principal do vinagre é o chamado ácido acético.

O pH do vinagre de maçã pode ficar entre 3,1 até 5, o que demonstra que ele pode ser classificado como um ingrediente ácido.

O pH é uma escala que vai de zero até 14 e serve para determinar o nível de acidez: zero representa o mais ácido, 14 o mais alcalino e 7 corresponde a um valor neutro.

Não é todo mundo que acredita que o vinagre faz mal para gastrite (ao menos diluído)

Há quem pregue que ele pode beneficiar a condição.

ARTIGOS COMPLEMENTARES
  • Chocolate Faz Mal Para Gastrite?
  • Café Faz Mal Para Gastrite?
  • Cerveja Faz Mal Para Gastrite?
  • Cebola Faz Mal Para Gastrite?

O quiroprático Kyle Christensen, que também é autor do livro Herbal First Aid and Health Care (Primeiros Socorros Naturais e Cuidados com a Saúde, tradução livre), acredita que é a digestão fraca resultante dos níveis baixos de ácido clorídrico que provoca a gastrite e a azia.

Em condições normais de saúde, o revestimento do estômago libera o ácido clorídrico para auxiliar as enzimas na tarefa de decompor os alimentos, porém, como essa substância é corrosiva, o estômago também se cobre com uma camada protetora de muco para prevenir a inflamação do seu revestimento.

Christensen defende o uso de uma receita caseira feita a partir da mistura de vinagre de cidra de maçã com mel, que é diluída na água, para estimular a produção de ácido clorídrico, melhorar a digestão e amenizar a inflamação.

Apesar de apontar que o fato do vinagre ser diluído pode torná-lo inofensivo, a publicação salientou que a gastrite pode ter diversas causas (você lerá mais a respeito disso abaixo) – não somente os níveis baixos de ácido clorídrico.

Então, antes de tentar essa receita com vinagre de maçã para auxiliar o seu quadro de gastrite, converse com o seu médico para se certificar de que isso realmente pode ajudar e que não trará prejuízos para a sua saúde.

Gastrite ou refluxo? 

Muitas pessoas confundem sintomas de refluxo com gastrite. Alguns profissionais de saúde acreditam que o vinagre de maçã é sim benéfico para o refluxo, ajudando a equilibrar a acidez do estômago. 

O que é gastrite?

Depois de termos entendido se o vinagre de maçã faz mal para gastrite, chegou a hora de conhecermos essa condição um pouco melhor.

Vinagre de Maçã Faz Mal? Efeitos Colaterais e Cuidados

Vinho Engorda ou Emagrece?