Vinagre de Maçã Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Kinax

Vinagre de maçã

Depois que celebridades como Madonna e Gwyneth Paltrow revelaram tomar o vinagre de maçã para manter a boa forma, o alimento ganhou fama no mundo fitness, tendo inclusive aparecido em alguns dos principais programas da televisão brasileira.

Obtido a partir da fermentação dos açúcares naturais da maçã, o vinagre possui substâncias que trazem uma série de benefícios à saúde. Mas será que o vinagre de maçã emagrece mesmo?

Informação Nutricional

O vinagre de maçã é um tipo de líquido ácido produzido pela fermentação da cidra de maçã. Durante o processo, bactérias e leveduras convertem o açúcar da fruta em álcool, e posteriormente transformam este em ácido acético.

Na maioria dos vinagres à venda, a composição é de 95% de água e apenas 5% de ácido acético. O produto também contém uma pequena concentração dos ácidos lático, cítrico e málico, e de vitaminas e minerais (como cálcio, magnésio, fósforo e potássio).

Compostos fitoquímicos como os polifenois também fazem parte da lista dos nutrientes do vinagre de maçã.

Quando comparado aos demais tipos de vinagre, o de maçã é considerado mais nutritivo, pois contém compostos como betacaroteno, catequinas e quercetinas, que apresentam forte ação antioxidante.

Para que serve?

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e digestivas. O consumo do ácido também está associado a uma redução na glicemia e das taxas de colesterol.

O  consumo de vinagre de maçã emagrece mesmo?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer que o vinagre de maçã não é um elixir mágico que derrete gorduras da noite para o dia. Também não existem até o momento estudos específicos que comprovem que o vinagre de maça emagrece mesmo.

ARTIGOS COMPLEMENTARES
  • 5 Tipos de Vinagre e seus Benefícios
  • Confira a Receita Secreta da Melhor Bebida Detox para seu Corpo
  • Como Fazer Vinagre de Maçã Caseiro?
  • Vinagre de Maçã para Colesterol Funciona? Como Tomar?

Há, no entanto, algumas pesquisas relacionando o consumo de vinagre (não exatamente o de maçã) a uma diminuição do peso e das medidas.

De acordo com um estudo desenvolvido no Japão, participantes obesos que fizeram uso de vinagre por 12 semanas perderam gordura visceral e tiveram uma redução no peso, circunferência abdominal, triglicérides e taxas de colesterol.

Aqueles que consumiram 15 ml (equivalente a uma colher) de vinagre todos os dias eliminaram, em média, 1,2 quilos. Já os participantes que tomaram 30 ml do líquido perderam aproximadamente 1,7 kg.

Segundo os autores da pesquisa, estes resultados devem-se muito possivelmente à ação do vinagre sobre determinados genes que metabolizam as gorduras.

Existem também outros mecanismos pelos quais parece que o vinagre de maçã emagrece mesmo:

– Controle da glicemia

O vinagre tem demonstrado uma série de benefícios para o manejo da glicose e a atividade da insulina.

Numerosos estudos indicam que o vinagre pode inibir a elevação das taxas de açúcar no sangue logo após o consumo de uma refeição com carboidratos. O líquido de sabor acre também melhora a sensibilidade das células à insulina.

Em conjunto, essas duas propriedades do vinagre de maçã auxiliam no controle do apetite e dificultam o acúmulo de gordura. Isso porque a elevação repentina da glicemia pode aumentar a vontade de comer, ao passo que a insulina é um hormônio que favorece a conversão da energia dos alimentos em gordura.

– Inibe o apetite

Existem estudos que comprovam que o vinagre de maçã emagrece mesmo pois, ao tomá-lo antes das refeições, ele aumenta a saciedade, contribuindo para um menor consumo de calorias ao longo do dia.

Um destes trabalhos foi publicado em 2005 no European Journal of Clinical Nutrition. Na pesquisa desenvolvida na Suécia, cientistas forneceram a voluntários uma porção de pão branco (contendo 50 gramas de carboidratos) com vinagre.

Após a análise de sangue e de um questionário para avaliar os níveis de saciedade dos participantes, foi constatado que:

  • a saciedade foi muito maior no grupo que recebeu vinagre;
  • quando comparados ao grupo controle que recebeu apenas pão branco, os voluntários que tomaram vinagre apresentaram uma significativa redução na glicemia pós-prandial (valores de açúcar no sangue após uma refeição).

Outro estudo constatou que pessoas que haviam ingerido vinagre durante a refeição acabaram consumindo de 200 a 275 calorias a menos ao longo do dia.

Segundo pesquisadores, esse efeito do vinagre sobre o apetite pode ser explicado parcialmente pela ação do ácido acético na digestão dos carboidratos.

Ao inibir a absorção de amido, o vinagre retarda a digestão e reduz a quantidade de glicose que irá efetivamente alcançar a corrente sanguínea. Como resultado, há uma menor variação da glicemia e um prolongamento da saciedade.

Ainda de acordo com os cientistas, é possível que os efeitos do vinagre sobre o apetite também estejam relacionados à náusea causada pela ingestão do líquido ácido.

– Tem compostos antioxidantes

O vinagre de maçã também pode ajudar a emagrecer graças às suas propriedades antioxidantes. Além de diminuir a inflamação do organismo, os polifenois como o betacaroteno encontrados na cidra fermentada melhoram o metabolismo energético.

Esse efeito do vinagre de maçã se traduz em uma maior facilidade para queimar gordura (o que não significa, no entanto, que o vinagre de maçã acelere o metabolismo de maneira significativa).

– Desintoxica

Por fim, muito se fala que o vinagre de maçã emagrece mesmo porque, ao melhorar o funcionamento do fígado, o líquido estimula a remoção de toxinas do corpo.

Os ácidos do vinagre – málico, lático e cítrico – protegem o fígado contra os radicais livres e aumentam a eficiência do órgão na produção de enzimas e eliminação de toxinas que favorecem o ganho de peso.

Outros benefícios do vinagre de maçã

1. É uma ótima adição à dieta de praticantes de atividade física

Um estudo de 2001 publicado no Journal of Nutrition afirma que o consumo de vinagre ajuda na recuperação após esforço extremo.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, uma dieta contendo vinagre pode restabelecer as reservas de glicogênio no fígado e no músculo esquelético.

Vasculite Tem Cura? O Que é, Sintomas e Tratamento

Vinagre de Maçã em Jejum Emagrece Mesmo?