Vinagre de Maçã em Jejum Emagrece Mesmo?

Kinax

Vinagre de maçã

As dietas de emagrecimento costumam ter alguns aliados para impulsionar a perda de peso. Algumas pessoas recorrem a medicamentos, outras aos chás, extratos, óleos, alimentos específicos que prometem ajudar e tantos outros. No meio dessa imensidão, um recurso que tem despontado é o vinagre de maçã.

Mas, será que tomar vinagre de maçã em jejum emagrece mesmo? Ele pode contribuir com a perda de peso? Se você está curioso para saber, entenda abaixo se ele pode ser uma ferramenta para lhe ajudar a perder aqueles quilos indesejados.

Informações gerais sobre o vinagre de maçã

O vinagre de maçã já é utilizado há milhares de anos e certamente em algum momento você já o utilizou para temperar a sua salada, certo? Isso deve ter acontecido pois esse é um dos usos mais comuns do vinagre, e diferente do que muitas pessoas pensam, ele não serve apenas para acrescentar algum sabor aos pratos.

Sua aplicação como um tônico e ingestão para promover a saúde já perduram há séculos e muitas pesquisas apontam benefícios como, por exemplo, a redução dos níveis de açúcar no sangue.

O vinagre produzido tradicionalmente costuma ficar pronto em aproximadamente um mês, mas a fabricação moderna conseguiu acelerar essas etapas, para que ele fique pronto em apenas um dia.

Comumente, ele passa por uma fermentação que é dividida em duas etapas. Na primeira, as maçãs são cortadas ou esmagadas e misturadas com um fermento para transformar o seu açúcar em álcool. Já na segunda, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool e converter em ácido acético, que é o principal componente ativo do vinagre de maçã.

O resultado é um líquido com apenas três calorias em 15 miligramas, com praticamente nenhum carboidrato, contendo aproximadamente 6% de ácido acético, e também água e traços de outros ácidos, como o málico.

Vinagre de maçã e emagrecimento

Alguns estudos já foram realizados para investigar se o vinagre de maçã ajuda a emagrece e os resultados foram animadores. É claro que alguns deles foram feitos com animais, mas outros já investigaram os efeitos em humanos.

ARTIGOS COMPLEMENTARES
  • Confira a Receita Secreta da Melhor Bebida Detox para seu Corpo
  • Como Fazer Vinagre de Maçã Caseiro?
  • Vinagre de Maçã para Colesterol Funciona? Como Tomar?
  • 5 Tipos de Vinagre e seus Benefícios

Abaixo, abordaremos como ele pode contribuir com a redução de peso.

1. Aumenta a sensação de saciedade

Quando nos sentimos satisfeitos, costumamos ingerir menos calorias, e o vinagre de maçã pode ajudar com isso. Primeiro, ele pode atuar como um supressor de apetite, e em segundo, ele pode ajudar a diminuir a velocidade com que o alimento deixa o estômago. Esses são dois pontos importantes para trazer plenitude e saciedade.

Um estudo foi realizado com 11 pessoas que mantiveram uma alimentação rica em carboidratos e tomaram vinagre de maçã. Os resultados apresentaram uma resposta 55% menor no nível de açúcar no sangue, após uma hora da ingestão. Além disso, eles também consumiram uma média de 200 a 275 calorias a menos pelo resto do dia.

Outro estudo analisou as refeições ricas em amido combinadas com a ingestão de vinagre de maçã. Aqui, ele ajudou a diminuir consideravelmente o esvaziamento do estômago, resultando em um aumento da sensação de saciedade e queda nos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Embora sejam relevantes, algumas pessoas podem não se beneficiar desses efeitos, como aqueles que sofrem com gastroparesia, ou o esvaziamento tardio do estômago, comum no diabetes tipo 1.  

2. Potencializa a perda de peso e gordura corporal

Ingerir o vinagre de maçã pode contribuir com a perda de peso e de gordura corporal. Esses foram os resultados de um estudo realizado com 144 adultos obesos que consumiram durante 12 semanas 1 colher de sopa de vinagre, o equivalente a 15ml.

Aqueles que consumiram o vinagre de maçã conforme as recomendações experimentaram uma perda de peso média de 1,2 kg e redução de 0,7% no percentual de gordura corporal, além de diminuição de 1,4 cm na circunferência abdominal e uma redução de 26% nos níveis de triglicerídeos no sangue.

Já os que consumiram 2 colheres de sopa ou 30 ml por dia perderam 1,7 kg de peso, 0,9% de gordura corporal, 1,9 cm de circunferência abdominal e 26% nos níveis de triglicerídeos.

Isso significa que adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar a perder peso, diminuir o percentual de gordura corporal, circunferência da cintura e também os níveis de triglicerídeos no sangue.

3. Reduz os níveis de açúcar e insulina

O vinagre de maçã tem como principal ingrediente o ácido acético, e alguns estudos realizados com animais evidenciaram que ele potencializou a capacidade do fígado e dos músculos de absorver o açúcar do sangue. Também reduziu a proporção de insulina para o hormônio glucagon, fato que pode favorecer a queima de gordura.

4. Melhora o metabolismo

O metabolismo interfere diretamente no emagrecimento, e não é de se estranhar que muitas pessoas procuram maneiras de acelerar o metabolismo e potencializar a perda de peso.

Durante um estudo, os animais expostos ao ácido acético apresentaram um aumento na enzima AMPK, que potencializa a queima de gordura corporal e diminui a produção de gordura e açúcar no fígado.

Já vimos que o vinagre de maçã pode, através de alguns benefícios, auxiliar a perda de peso no organismo de forma saudável. Se tomar o vinagre de maçã em jejum emagrece e vale a pena ou não, veremos mais abaixo.

Vinagre de maçã e saúde geral

O vinagre de maçã também é capaz de proporcionar outros benefícios para a saúde, como:

1. Ajuda a reduzir os níveis de insulina

O vinagre de maçã pode ser um aliado para os portadores de diabetes que precisam controlar a insulina e também o açúcar no sangue. Um estudo realizado pelo Diabetes Care indicou que ingerir vinagre de maçã antes de uma refeição com muitos carboidratos pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a resposta à insulina no corpo.

2. Proporciona níveis menores de açúcar no sangue

Mais um estudo do Diabetes Care mostrou que pessoas com diabetes tipo 2 controlada experimentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue depois de consumir vinagre de maçã com um lanche rico em proteína antes de dormir. Vale reforçar que o uso foi associado à ingestão normal de seus medicamentos para controlar a diabetes.

Vinagre de Maçã Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Vinagre de Maçã Faz Mal? Efeitos Colaterais e Cuidados