Um Composto Encontrado em Maçãs Pode Retardar o Envelhecimento

Kinax

Maçã

Um fator-chave no processo de envelhecimento é conhecido como “senescência celular”, ou envelhecimento da célula. Quando uma célula entra nesse estágio, ela não consegue mais se dividir.

Quando isso acontece, a célula libera sinais inflamatórios que levam o sistema imunológico a “eliminar” essa célula danificada.

Corpos mais jovens podem facilmente remover células senescentes, mas à medida que envelhecemos, nossos sistemas ficam menos equipados para fazer isso. Isso causa um acúmulo de células danificadas, o que dá origem a uma inflamação de baixo grau e, em seguida, à quebra do tecido.

Em um estudo anterior publicado na Nature Medicine, cientistas da Universidade de Minnesota Medical School, em Minneapolis, e da Mayo Clinic, em Rochester, notaram que os senolíticos – que são moléculas que visam e destroem células senescentes para retardar ou impedir o processo de envelhecimento – podem efetivamente prolongar a vida de um indivíduo e melhorar sua saúde.

Mesmo quando aplicados mais tardiamente na vida, explicam os autores, os senolíticos ainda são capazes de reduzir a carga de células senescentes.

Alguns dos cientistas envolvidos neste estudo – incluindo o Prof. Paul D. Robbins, da Universidade de Minnesota – juntaram-se novamente para tentar identificar quais senolíticos seriam os mais eficazes para retardar os processos de envelhecimento.

Uma Dieta Rica em Antioxidantes Pode Reduzir os Sintomas da Menopausa, Diz Estudo

Vasculite Tem Cura? O Que é, Sintomas e Tratamento