Torrada Engorda ou Emagrece? E a Integral?

Kinax

Torrada

Comer torrada engorda ou emagrece? E se for integral? Seja pura, com manteiga, requeijão, geleia ou patê, a torrada vai muito bem no café da manhã ou lanchinho da tarde, acompanhada de um cafezinho, um suco natural ou um copo de leite.

Mas será que quem se preocupa com a manutenção do peso ideal ou precisa emagrecer pode consumir o alimento normalmente, ou será que podemos afirmar que a torrada engorda?

As calorias 

Vamos começar a entender se a torrada engorda ou emagrece dando uma olhada na quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento.

Pois bem, uma porção de 30 g, que corresponde a três unidades de torradas, apresenta 119 calorias. Com isso, temos um total de aproximadamente 39,5 calorias por unidade. Já se estivermos falando da torrada integral, cada unidade apresenta 35 calorias ou 105 calorias se for uma porção de 30 g ou três unidades.

Da mesma forma, a torrada light apresenta 30 calorias por unidade ou 90 calorias a cada porção de três unidades ou 30 g.

Vale registrar aqui que os valores podem variar de acordo com a marca analisada. É possível que você encontre quantidades diferentes em torradas produzidas por diferentes empresas.

Do ponto de vista calórico, se a pessoa comer até três torradas dentro de uma refeição, não podemos afirmar ou esperar que elas causem um aumento de peso, desde que o seu consumo ocorra dentro de uma dieta equilibrada, controlada e saudável.

Por outro lado, se a pessoa se empanturrar de torradas de uma vez só e comer todo o pacote que contém 160 g, ela irá ingerir de 560 calorias a 632 calorias, o que certamente provocará o aumento de peso se feito de forma frequente.

ARTIGOS COMPLEMENTARES
  • Soja Torrada Engorda?
  • Calorias de Amêndoas – Tipos, Porções e Dicas
  • Pão de Milho Engorda? Calorias e Análise
  • Essas Fotos Podem Ilustrar Por Que Você Não Está Perdendo Peso

Portanto, podemos concluir que em relação às calorias, não podemos garantir que a torrada engorda, seja em suas versões tradicional, light ou integral, desde que seja consumida de maneira controlada dentro da dieta.

A torrada não é mais light que o pão

A nutricionista Vivian Zollar desmentiu a ideia de que a torrada é mais light do que o pão que algumas pessoas podem ter. De acordo com ela, os dois alimentos encontram-se no mesmo nível que outras fontes de carboidratos na pirâmide alimentar.

Zollar explicou que a diferença da torrada para o pão normal é que ela é mais seca e leve por perder água quando é torrada, porém, ela mantêm os mesmos nutrientes do pão tradicional. Conforme a nutricionista, três torradas equivalem a 50 g de pão francês ou duas fatias de pão de forma.

  • Veja também: Pão engorda mesmo?

O pão torrado engorda? 

A nutricionista Kelly de Lima, concordou com sua colega Viviane Zollar e afirmou que quando o pão é torrado, o que acontece é que ele perde água e torna-se mais leve.

Tônico Capilar Caseiro Funciona? Tipos e Cuidados

Tribulus Terrestris: Como Funciona, Efeitos colaterais e Como Tomar