Tônico Capilar Caseiro Funciona? Tipos e Cuidados

Kinax

Tônico capilar caseiro

Os nossos cabelos são expostos diariamente a condições de estresse para os fios. Essas condições incluem exposição ao ar livre como vento, chuva e sol, além da poluição. Alguns tratamentos para os fios como escovas progressivas e uso frequente de secador e chapinha podem enfraquecer o cabelo.

Existem muitos produtos disponíveis para tratar os fios e recuperar sua força, brilho e vitalidade. Porém, muitos deles contêm substâncias nocivas ao organismo em sua composição. Por esse motivo, cada vez mais pessoas buscam alternativas naturais para cuidar dos cabelos.

Uma dessas alternativas naturais é o uso de um tônico capilar caseiro que, ao combinar ingredientes naturais, forma um produto cheio de vitaminas e nutrientes para manusear os fios. Além disso, muitas pessoas usam esses tônicos para o cabelo crescer mais forte e de maneira saudável.

Mas será que o tônico capilar caseiro funciona mesmo? Vamos mostrar os tipos mais usados e indicar os cuidados que devem ser tomados ao aplicar esse produto no cabelo.

Tonico capilar caseiro

Se não tratados com o devido cuidado, conforme o tempo vai passando os cabelos perdem suas características naturais como brilho, força, textura e cor. Geralmente, o cabelo fica fraco, feio e sem brilho devido ao estresse provocado por condições normais do clima, devido à falta ou insuficiência de vitaminas e nutrientes ou devido a erros durante o manuseamento dos fios.

A boa notícia é que além de tônicos capilares vendidos prontos, é possível preparar o seu tônico capilar caseiro combinando ingredientes de sua escolha. Muitas vezes, os ingredientes presentes na sua cozinha como azeite de oliva, vinagre de maçã e limão são ótimos componentes para um tônico capilar.

Os tônicos capilares caseiros são fáceis de preparar, baratos e compostos de ingredientes naturais que não agridem os fios. Vamos mostrar alguns tipos de tônico capilar para você usar em casa.

Tipos

Há muitos tipos de tônicos capilares disponíveis e que também podem ser preparados em casa com o intuito de hidratar ou nutrir os fios e o couro cabeludo. Vamos lhe ensinar a preparar alguns deles com ingredientes naturais que vão transformar o seu cabelo e deixá-lo bem mais saudável.

ARTIGOS COMPLEMENTARES
  • Remédio para Crescer Cabelo Rápido – 10 Mais Usados
  • Queratina para os Cabelos – Benefícios, Como Usar e Dicas
  • Ceramidas Para Cabelo – O Que é, Benefícios e Dicas
  • Vinagre de Maçã no Cabelo é Bom Mesmo? Para Que Serve?

Tônico capilar caseiro de Aloe Vera para cabelos secos

O tônico caseiro de Aloe Vera ou babosa é capaz de hidratar e acabar com o ressecamento do cabelo de forma natural e segura.

  • Como fazer: Para preparar, basta misturar em um recipiente que possa ser totalmente tampado 4 colheres de sopa de Aloe Vera, 8 gotas de um óleo essencial de sua preferência e 2 colheres de sopa de água fresca. Em seguida, agite vigorosamente a mistura e pronto.
  • Como aplicar: Na aplicação, passe o produto por todo o comprimento do cabelo, das raízes até as pontas, espalhando ao máximo o produto pelos fios. Deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos e depois enxague normalmente.

Tônico de urtiga para estimular o crescimento dos fios

A urtiga é uma erva natural cheia de nutrientes e é muito rica em ferro. Muitos produtos para os cabelos disponíveis no mercado contêm urtiga como um dos ingredientes principais.

Este tônico não promove apenas o crescimento do cabelo, mas também ajuda a prevenir a queda capilar. Isso acontece porque o ferro é um mineral essencial para uma boa circulação sanguínea, já que ele faz parte da hemoglobina, substância presente no sangue responsável por carregar nutrientes e oxigênio, ajudando então a nutrir o couro cabeludo.

  • Como fazer: Para fazer este tônico capilar caseiro, você precisa de algumas folhas secas ou frescas de urtiga. Use um punhado de folhas frescas ou cerca de 4 colheres de sopa de folhas secas de urtiga. Separe também 2 xícaras de água e aproximadamente 4 ou 5 gotas de um óleo essencial de sua preferência. Ferva a água com as folhas de urtiga por cerca de 20 a 30 minutos. Deixe esfriar, coe a mistura e em seguida adicione o óleo essencial.
  • Como aplicar: Depois disso, basta aplicar no cabelo e pentear bem, deixando agir por pelo menos 20 minutos. Em seguida, enxague normalmente e aguarde os resultados.

Tônico de folhas de manjericão e de hibisco para cabelos fortes e saudáveis

As folhas de manjericão em combinação com as folhas de hibisco fornecem diversos nutrientes naturais para nutrir os fios desde as raízes.

O hibisco, por exemplo, é rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e promove o crescimento dos fios. Além disso, ele apresenta muitos aminoácidos que nutrem os cabelos.

Já o manjericão é rico em vitaminas A, C e ferro, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a hidratar e nutrir os fios.

  • Como fazer: Esse tônico pode ser preparado fervendo um pouco de água e adicionando um punhado de folhas de manjericão e algumas folhas de hibisco. Depois disso, cubra a panela e deixe a mistura em infusão por cerca de 30 minutos. Em seguida, basta coar e deixar esfriar mais um pouco antes de usar.
  • Como aplicar: Basta aplicar o tônico na cabeça e massagear o couro cabeludo por 8 a 10 minutos. Deixe agir por uns 30 minutos e depois enxague com água morna.  e massageie com as mãos no cabelo e no couro cabeludo por 8 a 10 minutos.

Tônico de feno grego e azeite de oliva para hidratação e crescimento

O tônico de cabelo de feno grego e azeite é muito benéfico para o cabelo. A combinação de nutrientes ajuda a promover o crescimento do cabelo, a controlar a queda de cabelo, remover a caspa e a deixar o cabelo liso e sedoso.

Tomate Seco Engorda ou Emagrece?

Torrada Engorda ou Emagrece? E a Integral?