Tomate Seco Engorda ou Emagrece?

Kinax

Tomate seco

Já conhecemos o tomate como um alimento nutritivo, que pode fazer parte de uma alimentação saudável devido aos seus importantes benefícios e ser utilizado em dietas que têm o foco do emagrecimento ou de evitar o ganho de peso.

Mas e quanto ao tomate seco, que é a versão desidratada do alimento? Será que o tomate seco engorda ou emagrece? Quantas calorias possui esse tipo do alimento? É tudo o que vamos descobrir abaixo!

O tomate seco engorda ou emagrece? 

Para entender se o tomate seco engorda ou emagrece, vamos começar dando uma olhada na quantidade de calorias encontradas no alimento.

Uma porção de 40 g ou três colheres de sopa de tomate seco em conserva apresenta 129 calorias enquanto 40 g de tomate seco ao sol carrega 103 calorias.

As quantidades podem não aparentar ser tão exorbitantes assim, no entanto, se calcularmos esses valores para porções maiores, como de 100 g, por exemplo, o que temos são 322 calorias de tomate seco em conserva e 258 calorias de tomate seco ao sol em cada 100 g.

Com isso, observamos que o tomate seco é muito mais calórico do que o tomate em sua versão natural, que contém 18 calorias a cada 100 g ou 7,2 calorias em uma porção de 40 g.

Ou seja, é preciso ter bastante cuidado ao consumir o tomate seco se o objetivo for emagrecer ou, pelo menos, não engordar. Ao menos a partir do ponto de vista calórico, o exagero no consumo do tomate seco engorda.

O tomate seco foi listado como um dos alimentos que aparentam ser inofensivos, porém, podem prejudicar um regime com restrição de calorias. Isso porque as pessoas o comem, muitas vezes em quantidade, achando que é a mesma coisa que um tomate fresco.

ARTIGOS COMPLEMENTARES
  • 7 Receitas de Patê de Tomate Seco Light
  • 10 Receitas de Pasta de Tomate Seco Light
  • Figo Engorda? Calorias e Análise
  • 7 Receitas de Mousse de Tomate Seco Light

Isso não significa que o tomate seco deva ser completamente rejeitado 

Até porque, conforme encontramos, o alimento é bastante nutritivo. Pesquisas já indicaram que o processo de desidratação faz com que o licopeno do tomate, que é apresentado como um excelente antioxidante, se concentre e tenha a sua potência aumentada.

O tomate em conserva carrega três vezes mais licopeno do que o tomate fresco e o óleo utilizado nessa conserva facilita a absorção da substância por parte do organismo.

Tomar Refrigerante na Gravidez Faz Mal?

Tônico Capilar Caseiro Funciona? Tipos e Cuidados